Transições
2020
Fotografia e manipulação de imagem, dimensões variáveis
Transições ilustra algumas das possíveis formas de ser uma sereia. O trabalho contrapõe estereótipos enraizados da figura de uma sereia convencional, – busto humano e parte baixo de peixe –, quanto das próprias assimilações padronizadas de como deveriam ser corpos dentro da norma binária cis homem-mulher.
Transitions illustrates some of the possible ways to be a mermaid. The work contrasts ingrained stereotypes of the figure of a conventional mermaid – human bust and fish underside – as well as the standardized assimilations of how bodies should be within the binary norm cis male-female.
\
Sereia-me
2018
fotografia, impressão fine art em papel algodão Hahnemühle,
29,7x42cm cada
Em algumas concepções, masculinizar-se é abdicar-se da beleza. Neste tríptico fotográfico, a degradação da figura da sereia faz alusão ao popular hábito social de "colocar as pessoas em caixas". Em seu habitat natural, a artista caracterizada como uma sereia, representa sua livre forma de expressão, e ao ser transferida à uma banheira, perde os cabelos e o semblante alegre, condicionada à uma forma artificial de vida para uma criatura do mar.
In some conceptions, to masculinize is to give up beauty. In this photographic triptych, the degradation of the mermaid figure alludes to the popular social habit of "putting people in boxes". In his natural habitat, the artist, characterized as a mermaid, represents his free form of expression, and when transferred to a bathtub, he loses his hair and his cheerful countenance, conditioned to an artificial way of life for a sea creature.